terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A Festa - Prova de pratica instrumental - FASC 2008 pra matar a saudade...

Histórico da FASC

Histórico da FASC

A Faculdade Santa Cecília, mantida pela Sociedade Educadora e Instrutora de Pindamonhangaba SEIP, originou-se da necessidade de se criar uma Instituição de Ensino Superior no campo das Artes.
Tendo como sua fundadora a Professora Cynira Novaes Braga - Irmã Maria Cecília, em 1973, as Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica tomaram a iniciativa da implantação da Faculdade, cujo lema é "Louvar a Deus através da Arte".

A proposta de criação teve aprovação do Conselho Federal de Educação em 22/01/75, conforme Parecer 54/75, e posteriormente o reconhecimento pelo Decreto 80.617/77.
Iniciou suas atividades com a denominação Faculdade de Música Santa Cecília - FAMUSC - em 18/03/75, com o Curso de Educação Artística - Habilitação em Música, de acordo com o Decreto de Autorização n0 75.503/75 e, em 1981, conforme o Decreto n0 85.777, foi autorizado o funcionamento do Curso de Música - Bacharelado em Instrumento, além das Habilitações em Desenho e Artes Plásticas do Curso de Educação Artística e, em 1987, pelo Decreto de Autorização n0 95.122, a Habilitação em Artes Cênicas. Em face desses novos cursos e da perspectiva de criação de cursos em outras áreas do conhecimento a denominação da Faculdade de Música Santa Cecília - FAMUSC - foi alterada para FACULDADE SANTA CECÍLIA - FASC, conforme Parecer nº 903/00 de 02/10/00, do CNE/CES.
A preocupação com a qualidade tem sido sempre uma das metas prioritárias da Instituição, que não tem medido esforços no sentido de impulsionar o ensino da arte/educação através de seus cursos de graduação e de extensão. Em sua fase de expansão, passa a oferecer cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagens da Arte e Arte na Educação Básica.

Objetivos da FASC

Pindamonhangaba, cidade situada no Vale do Paraíba - SP, em ponto estratégico para o desenvolvimento nacional, carece de um sistema educacional que atenda às urgências contemporâneas inerentes à dinâmica da sociedade atual, que vem exigindo, nos últimos anos, uma participação mais direta e competente de seus profissionais. A FASC, desde sua criação, sensível e atenta às necessidades regionais, vem colaborando intensamente ao oferecer cursos na área de arte/educação, imprescindíveis ao desenvolvimento integral do ser humano.
A FASC propõe-se a formar o profissional de Arte e de Educação, isto é, o Músico-Instrumentista e o Arte-Educador, que seja:
competente enquanto músico instrumentista; arte-educador e/ou educador;
aberto ao sentido da Arte e/ou da Educação no mundo contemporâneo;
capaz de questionar, pesquisar, avaliar e reformular conceitos, na busca contínua da criação;
capaz de liberar a sua criatividade das amarras ideológicas, e
sensível às necessidades sociais, políticas, econômicas, espirituais e morais de nosso tempo.